Top 10 alimentos saudáveis que ingiro na minha dieta (parte2)


Olá a todos. Na semana passada falei sobre 5 alimentos do Top 10 que ingiro na minha dieta.
Hoje irei falar dos outros 5.

Top 10 alimentos na minha dieta:

  • Banana
  • Aveia
  • Frutos Secos
  • Ovos
  • Sementes
  • Chá
  • Quinoa
  • Batata doce
  • Gengibre
  • Limão




O chá é uma bebida muito benéfica ao nosso organismo. Já publiquei aqui no blog (aqui, aqui e aqui) dicas sobre os benefícios de ingerir chá diariamente, e como a escolha certa das infusões pode ajudar imenso a manter o nosso organismo desintoxicado. Desde os chás com propriedades que previnem e combatem doenças aos chás que nos proporcionam bem estar, como os calmantes por exemplo, muitas são as opções das quais podemos usufruir.





A quinoa é uma semente que após cozinhada ganha uma consistência muito parecida ao arroz. Mesmo o modo de preparação é muito idêntico, 2 medidas de água para uma de quinoa. A nível de paladar não é comparável, porque tem o seu próprio gosto, eu particularmente adoro!  Contém vários aminoácidos essenciais ao nosso organismo e é uma bela fonte de proteína sendo que em 100gr fornece 14g a 18gr de proteína. É rica em fibras solúveis e insolúveis, contém ácidos graxos, vitamina B, E A, ácido fólico, antioxidantes, e minerais como o ferro, cobre, cálcio, potássio, manganês e magnésio. 
Costumo fazer um falso "risotto" de quinoa e cogumelos, que fica uma delícia e adoro!





Devido aos seus hidratos de carbono complexos (de absorção lenta), a batata doce é um alimento óptimo para regular os níveis de açúcar no sangue, fazendo dela uma boa opção para diabéticos e praticantes de desporto.
Contém vitamina A, E, C, e do complexo B, além de minerais como o magnésio, ferro, cálcio, potássio e fósforo. Com propriedades antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, e as fibras nela presentes ajudam a regular o trânsito intestinal.




Entre os vários benefícios conhecidos do gengibre estão, o tratamento de problemas estomacais (como os enjoos), flatulência, indigestão e perda de apetite. 
É uma raiz muito usada na culinária e na medicina terapêutica, com acção bactericida e desintoxicante. Melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório. É um alimento termogênico com capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal.
Fazer chá verde, com um pauzinho de canela e um pedaço de gengibre, e beber este chá ao longo do dia, ajuda imenso na perda de peso e retenção de líquidos.




Naturalmente conhecido para tempero de saladas e preparação de refrescos, mas com um potencial nutritivo ainda desconhecido por alguns, o limão é um alimento indispensável na cozinha de qualquer lar.
São inúmeros os seus benefícios e funções:
- Altamente diurético, ajuda na desintoxicação do organismo e eliminação de líquidos, o que favorece a perda de peso (beber um copo de água morna com sumo de limão, em jejum, é uma óptima dica para desintoxicar e perder peso).
- Rico em vitamina C, um dos principais antioxidantes que ajuda na eliminação de radicais livres presentes nas células.
- Contém potássio, vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B9, ácido fólico, ferro, cálcio, magnésio, potássio e zinco.

E assim termino a partilha do meu Top 10 alimentos saudáveis.

Espero que esta publicação vos seja útil! Se gostam deste tipo de publicações deixem o vosso like 👍 ou comentem abaixo, para saber a vossa opinião e assim trazer mais conteúdo deste género para o blog.
Se ainda não o fizeram, deixem também o vosso like na página do facebook e subscrevam a Newsletter por e-mail para não perderem pitada do que por aqui publico 😉💋



0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!