Alimentação Pré e Pós Treino

Olá a todos,

Como já puderam ler no título da publicação, hoje vamos falar sobre o que comer antes e depois do treino. Seja ele em ginásio ou em casa, é muito importante que se ingira estas 2 refeições para evitar fraquezas durante o treino e posteriormente para ajudar na recuperação.
O ideal é que os mesmos sejam ingeridos cerca de 30 a 40 minutos antes de iniciar a actividade e 30 minutos depois. Muitas vezes não existe esse tempo antes para comer, e daí a importância de escolher o alimento certo e de digestão mais fácil para esses casos.



O que se pode comer varia um pouco em função da alimentação/dieta que estejam a seguir no momento e também do horário que cada um tem disponível para se exercitar. Cada caso é um caso, e só vocês ou um especialista na área (que é recomendado) poderão perceber o que é melhor.
Contudo e uma vez que sei que esta dúvida persiste nos mais variados casos, resolvi deixar-vos algumas dicas e sugestões, de forma a conseguirem perceber que escolhas fazer.


Autoria no link da imagem


Importância de ingerir um pré treino:

A principal função do pré treino é dar ao nosso organismo a energia necessária para a actividade física que vamos realizar. Um dos nutrientes essencial na produção de energia para o nosso corpo e que deve estar presente nos alimentos a ingerir é o hidrato de carbono. 

Para quem tem possibilidade de ingerir o pré treino no tempo recomendado (30/40 minutos antes), 2 opções boas de hidratos de carbono são, por exemplo, a aveia e a batata doce.
Estes hidratos de carbono (complexos) são de absorção lenta, o que permite manter a energia necessária para o treino por mais tempo no nosso organismo.

Para quem não tem essa possibilidade, e tem de comer algo pouco tempo antes (cerca de 10/15 minutos antes), necessitando assim de uma fonte energia de mais rápida absorção, uma boa opção de hidrato de carbono é o da fruta, por exemplo, 1 banana ou 1 maçã.

Autoria no link da imagem


Importância de ingerir um pós treino:

Se após o treino ingerirmos os alimentos certos, os quais têm como função repor as energias gastas no treino e ajudar o nosso corpo a recuperar dos "danos" causados aos nossos músculos durante o exercício (musculação), podemos assim garantir um crescimento saudável da nossa massa muscular (massa magra) e ajudar também na perda de gordura. 
Tal como o pré-treino esta refeição deve ser ingerida no tempo certo. O ideal é que seja feita cerca de 30 minutos após o fim da actividade física.

O nutriente fundamental para a reparação dos tecidos musculares é a proteína
Afim de obter a absorção deste nutriente logo a seguir ao treino, deve-se ingerir alimentos ricos em proteína magra, como por exemplo o queijo cottage, bife de frango, claras de ovo e leite magro. Uma opção muito usada hoje em dia, e da qual de certeza já ouviram falar, são os batidos proteicos (sobre os quais também devem ter a devida orientação de um profissional) , que são os queridos de quem frequenta o ginásio porque numa só dose contêm a quantidade certa de proteína necessária e porque são muito práticos de transportar. 

Tal como no pré-treino, é necessário também ingerirmos após o treino alimentos ricos em hidratos de carbono complexos, os quais irão ajudar o nosso organismo a repor as energias gastas no treino, mas de uma forma gradual. Uma vez que os hidratos de carbono complexos têm um índice glicémico baixo, eles fazem com que essa energia seja reposta de uma forma gradual obrigando assim o nosso organismo a recorrer ás reservas de gordura sempre que necessário.

Posto isto, relembro a importância de não saltarem refeições e sim fazerem as refeições adequadas ao vosso estilo de vida e necessidades.

Não se esqueçam ainda da importância de ingerir água para se manterem hidratados durante o treino!

Bons treinos!

2 comentários:

  1. Adorei a matéria, muito boa.
    Eu to com uma dúvida, tenho amigos que dizem que a dieta do leite pós treio é muito boa, vocês sabem mais sobre o assunto?
    Aqui segue o cardápio que to usando no pós treino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Omar Ombre. Obrigada pelo comentário, fico feliz que gostou. Relativamente à sua questão, desconheço totalmente essa dieta do leite, mas vou ler o que partilhou 😉

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!