Dietas porquê? Auto-estima ou aceitação social?


Olá a todos!
Hoje resolvi fazer uma sessão de auto-análise aqui no blog, trazendo-vos um assunto sensível a todos nós. 

Dei por mim a questionar porque constantemente existe uma preocupação da nossa parte, relativamente á "nossa imagem". Porque decidimos começar uma dieta? Será em função da nossa auto-estima ou para aceitação social? 


Decidi pesquisar sobre estas duas expressões, e aprendi que:


A autoestima, é o resultado do valor que uma pessoa atribui aos elementos (afetivos e sociais) da representação de si mesma. É o valor pessoal, ou seja, o conceito que a pessoa tem de si própria.
A autoestima é a forma como nós mesmos nos sentimos todos os dias, na qual contribui o facto de saber se se está satisfeito consigo próprio e o que se pode fazer para melhorar, gostar mais de si próprio e autovalorizar-se. Uma boa autoestima resulta numa auto-aceitação ao invés de uma auto-rejeição.


“Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E então, pude relaxar. Hoje eu sei que isso tem nome: Auto-estima.”
― Kim Mcmillen

 
Imagem retirada da internet

A aceitação social define-se,  pelo cumprimento por parte dos indivíduos, de determinadas regras, normas e padrões de comportamento, praticados pelo grupo social a que pertencem. Pode ser também o grau de prestígio social de um indivíduo na sociedade.


“Acredita-se que para alcançar aceitação social, temos que agir igual aos outros. Todos, então, se tornam parecidos e desejam as mesmas coisas. As singularidades de cada um desaparecem, chegando a um ponto em que não dá mais para saber o que realmente se deseja ou o que se aprendeu a desejar.”
― Regina Navarro



Imagem retirada da internet



Então e vocês já pararam um pouco para pensar?



Na minha opnião, e por experiência própria, posso dizer-vos que mais importante do que agradar aos outros, devemos sempre em primeiro lugar agradar a nós mesmos.

Imagem retirada da internet


Se nos sentirmos bem com nós próprios, e existir igualmente um bem estar interior, o resto virá por arrasto.
A relação com a família, com os amigos, no trabalho...  será melhor, e aí sim, poderemos dizer que temos auto-estima e teremos igualmente uma melhor aceitação social, pois essa auto-estima que iremos sentir nos fará mais felizes e naturais, situação que se irá reflectir naqueles que nos rodeiam diariamente, melhorando o relacionamento interpessoal.

Espero que tenham gostado do tema de hoje.

Beijinhos a todos, e toca a exercitar essa auto-estima ;) ;) ;)



Fontes de pesquisa:  Infopedia ; Kdfrases ; Pemonline

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!